segunda-feira, 30 de abril de 2018

Amor aos Livros | A Sombra do Vento


Há livros que chegam de mansinho e escangalham a nossa vida. Abanam-nos por dentro e colam-se à pele como perfume de Primavera. A Sombra do Vento [que dá início à saga, chamemos-lhe assim, d' O Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafón] chegou até mim por acaso, um desses acasos que não são coincidência. Sem saber bem do que se tratava, dei por mim a sentir arrepios de frio e de alegria logo após a primeira página. Porque há livros que são portas abertas para outros mundos, mais de acordo com o coração que nos bate no peito.

A Sombra do Vento é, precisamente, um livro de amor. Amor aos livros. Até onde serias capaz de ir por um livro, pelo amor que lhe tens, pela devoção que lhe guardas? Até onde serias capaz de ir para chegar mais perto daquelas palavras, daquela alma que as esculpiu? A Sombra do Vento é, precisamente sobre tudo isso e tanto mais.

Atrevo-me a dizer que é daqueles livros que aparecem uma vez na vida para mudarem a nossa vida para sempre. Não sou de livros preferidos, pois seria o mesmo que perguntar a uma mãe de qual dos filhos mais gosta. Mas sou de livros que me tocam e, como tantas vezes digo, engolem metade do meu coração. A Sombra do Vento juntou-se a Eu Confesso [também de autor espanhol, só agora me apercebo da "coincidência"] nessa categoria de livros especiais.

Não vou contar-te a história. Vou apenas dizer-te que, se tiveres oportunidade, pega neste livro com carinho e deixa-te levar numa viagem da qual não regressarás o mesmo [se regressares!].


***Entretanto, já li O Jogo do Anjo [continuação da saga d' O Cemitério dos Livros Esquecidos], do qual falarei numa próxima vez, e já estou a caminho d' O Prisioneiro de Céu e d' O Labrinto dos Espíritos, que olham para mim de soslaio do canto da secretária, quase implorando para que não perca tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário